O Novo Testamento é uma coleção extraordinária de escritos.
Nenhum outro livro tem tido tão profunda influência na história do mundo.
Se você deseja estudar o Novo Testamento, a capacidade de lêlo na língua original será de grande ajuda.
Com este curso é possível aprender rapidamente o grego do Novo Testamento, até mesmo se nunca estudou outra língua antes.
Após dezessete curtas lições, você começará a ler passagens selecionadas do Novo Testamento, e pelo fim do curso, será capaz de ler grande parte do Novo Testamento sem precisar consultar constantemente o dicionário.
Compreenderá também a estrutura da língua grega e de sua gramática, e terá habilidade de usar os comentários que fazem referência ao texto grego, além de uma perícia crescente como tradutor.
Os princípios e métodos usados em Aprenda o Grego do Novo Testamento asseguram-lhe rápidos progressos em seus estudos.
Novas informações são introduzidas aos poucos, o que facilita a assimilação. Há repetições freqüentes, o que torna fácil a memorização.
Você aprende palavras e formas antes das descrições gramaticais, na seqüência mais natural: uma criança aprende “coração” e “corações” antes de estudar que “coração” é um substantivo e “corações” é plural.
Não obstante, já que você pode realizar este curso rapidamente, pode aprender também rapidamente as formas e os termos gramaticais.
Em Aprenda o Grego do Novo Testamento não se pedirá que memorize longas listas de palavras ou de formas gramaticais. Pelo contrário, você aprenderá os princípios e as características que o habilitarão a reconhecer o significado e a função das palavras novas que encontrar. Isso o equipará a enfrentar com confiança até mesmo as passagens do Novo Testamento que não lhe são familiares.
Instruções e sugestões
1. Quando começar uma nova lição, leia-a primeiro inteira e rapidamente, olhando para o português e para o grego. Então estude-a cuidadosamente, lendo e traduzindo as passagens dadas.
2. A seção “traduzir” tem uma linha dupla vertical no centro.Cubra a coluna da direita, usando um cartão ou um pedaço de papel.
3. Quando tiver lido uma linha ou um grupo de linhas no grego, mova seu cartão um pouquinho mais para baixo da página, e verifique se entendeu o significado do grego. Se cometeu um engano, marque aquela linha e estude-a.
Se não souber (e nem imaginar) o significado de uma palavra, não gaste muito tempo olhando-a. Use a coluna de verificação para descobrir o que ela quer dizer. Marque-a ou sublinhe-a.
4. Se achar que uma lição é difícil deve:
(a) continuar até o fim da lição.
(b) revisar as lições anteriores.
(c) fazer novamente a lição difícil, marcando ou sublinhando
tudo que achar problemático.
5. Trabalhe na sua própria velocidade, vá tão rápido quanto puder. No fim de cada seção, relaxe um pouco: inspire profundamente algumas vezes, estique seu corpo, levante-se e então comece, renovado, a próxima seção. Se fizer duas lições por dia, seis dias por semana, completará o curso em um mês. Se fizer apenas uma lição por semana, você completará o curso em um ano. Antes de começar cada nova seção de estudo, leia toda a lista de conteúdo até aquele ponto. É uma maneira de revisar rapidamente as formas principais que já aprendeu.
6. Da lição 14 para frente, precisará de um exemplar do Novo Testamento Grego (para mais detalhes, veja a lição 52.2).
7. Se você está aprendendo o grego porque deseja ler o Novo Testamento, não precisa se preocupar muito com a forma da pronúncia. A língua grega mudou com o passar do tempo, e não há um modo de pronunciar as palavras gregas que possa ser chamado de “correto”. As lições 1 e 2 fornecem as linhas-mestras, mas não são regras invioláveis.
8. Da lição 7 em diante, escreva as palavras novas em cartõezinhos, com o grego de um lado e o português de outro. Leve-os consigo por alguns dias, e revise-os quando tiver uns momentos de folga.
9. Termos gramaticais: quando fizer o curso pela primeira vez, não gaste muito tempo e esforço tentando aprendê-los. Fazer isso seria um estorvo aos seus esforços de aprender o grego. Deixe-os para um estudo cuidadoso, quando tiver lido mais do Novo Testamento. Eles farão mais sentido quando os revisar posteriormente.
10. Conforme domine as lições, aproveite qualquer oportunidade que tiver para ensiná-las a mais alguém. Isso aumentará sua própria compreensão e confiança.
11. Usufrua de seus estudos e alegre-se com seu progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário